Na noite ontem, quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Sousa aprovou, por unanimidade, sete Projetos de Lei Complementares que reestruturam a administração municipal e criam 25 novos cargos comissionados na Prefeitura, com vencimentos que variam de R$ 10,3 mil a R$ 1.520.
As novas medidas, segundo a gestão municipal, visam otimizar a gestão e aprimorar os serviços oferecidos à população.
Entre as principais alterações, foram criadas as Secretarias Executivas de Saúde e Educação, além da nova Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEAGRODRMA). Também foi instituída a Superintendência Municipal de Transporte e Abastecimento (SMTA), além da ampliação de cargos nas Secretarias de Planejamento, Comunicação Social, Ação Social e Esporte e Lazer.
Com a aprovação dos projetos, também foram revogadas leis anteriores, incluindo a que estabelecia a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promovendo uma reestruturação administrativa.
De acordo com a gestão municipal ampliação da estrutura administrativa da Prefeitura de Sousa busca melhorar a gestão municipal e fortalecer áreas estratégicas. Segundo os vereadores, a medida contribuirá para um melhor planejamento e execução de políticas públicas.
Com a aprovação desses projetos, o próximo passo será a sanção das leis pelo prefeito, permitindo a implementação das novas estruturas administrativas e o preenchimento dos cargos aprovados.
Os projetos aprovados incluem diversas funções dentro das novas secretarias, com remunerações variáveis. Veja a relação:
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 006/2025
Cria na estrutura administrativa da Secretária Municipal de Saúde, os seguintes cargos
SECRETÁRIO ADJUNTO DE SAÚDE
DIRETORIA JURÍDICA
COORDENAÇÃO DA REDE FRIO
COORDENAÇÃO CEO ZONA SUL
COORDENAÇÃO PROGRAMA MELHOR EM CASA
COORDENAÇÃO CENTRO DE IMAGEM
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CANIL
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 012/2025
Cria a Secretaria Municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEAGRODRMA, os seguintes Cargos
SECRETÁRIO DE AGROPECUÁRIA
DIRETOR DE AGROPECUÁRIA
DIRETOR DE MEIO AMBIENTE
ZELADORIA DE PERÍMETRO RURAL
SECRETARIA DE GABINETE
GERENCIA DE AGROPECUÁRIA
GERENCIA DE GESTÃO AMBIENTAL
GERENCIA DE PESCA E RECURSOS HIDRICOS
GERENCIA DE PERIMETRO RURAL
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 007/2025
Cria na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação o cargo:
SECRETARIA ADJUNTA DE EDUCAÇÃO
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 009/2025
Cria na estrutura administrativa Secretaria de Comunicação Social o cargo:
DIRETOR DE MARKTING
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 010/2025 –
Cria na estrutura administrativa da Secretaria de Esporte e Lazer o cargo:
COORDENADOR DE ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 008/2025
Cria na estrutura administrativa da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do município os cargos:
SUPERINTENCIA DE CONVENIOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
DIRETORIA DE CONVÊNIOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
GERENCIA DE CONVÊNIOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Projeto de Lei Complementar Executivo Nº 005/2025
Cria na Chefia de Gabinete do Município a Superintendência Municipal de Transporte e Abastecimento – SMTA, com os Cargos
SUPEINTENDENDENTE MUNICIPAL DE TRANSPORTE DE ABASTECIMENTO
DIRETOR DE TRANSPORTE E LOGISTICA DE ABASTECIMENTO